DPS Dispositivo de Proteção contra Surto Elétrico
O que é DPS Dispositivo de Proteção contra Surto Elétrico?
Dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensões transitórias na rede elétrica e desviar as correntes de surto. Estes distúrbios, são mais comuns do que muitos imaginam, ocorrendo diariamente em ambientes residenciais, comerciais e industriais.
A causa mais frequente da queima de equipamentos eletrônicos como: computadores, televisores, interfone, fax, etc. Por exemplo é a sobretensão causada por descargas atmosféricas "Raios" ou manobras de circuito. Contudo, estes problemas estão com os dias contados. Os avanços da tecnologia já permitem a implementação de uma proteção eficaz contra estes efeitos.
Instalados nos "quadros de distribuição elétrica", os dispositivos de proteção contra surtos (DPS), são capazes de evitar qualquer tipo de dano, descarregando para o sistema de aterramento os pulsos de alta-tensão causados pelos raios.
Utilizado para limitar as sobretensões e descarregar os surtos de corrente originários de descargas atmosféricas nas redes de energia, os dispositivos são aplicados na proteção de equipamentos conectados à redes de energia elétrica, informática, telecomunicações etc.
Conforme exigências da norma técnica NBR 5410 (ABNT), o uso destes dispositivos (DPS) são obrigatórios em Instalações Elétricas de Baixa Tensão ou seja (Residencias estão incluídas), o que garante mais uma proteção em sua Instalação Elétrica Residencial.
O que é surto elétrico?
Surto elétrico é uma onda transitória de tensão, corrente ou potência que tem como característica uma elevada taxa de variação por um período curtíssimo de tempo. Ele se propaga ao longo de sistemas elétricos e pode causar sérios danos aos equipamentos eletroeletrônicos.
De onde vem o surto elétrico?
Os surtos elétricos são normalmente causados por descargas atmosféricas, manobras de rede e liga/desliga de grandes máquinas. Saiba mais sobre cada tipo de situação:
1. Descargas Atmosféricas
Sempre que um raio cai, seja diretamente ou próximo à uma instalação / rede elétrica, são gerados surtos. Eles podem chegar até os aparelhos conectados às redes elétricas, linhas de dados, como internet e TV a Cabo e linhas telefônicas. A grande maioria dos surtos gerados por raios são ocasionados por descargas indiretas. Ou seja, mesmo que o raio caia a quilômetros de distância, essa incidência gera um campo eletromagnético que se irradia pelo ambiente e transfere uma parcela do raio ao encontrar condutores metálicos.
2. Manobras de Rede
Outra origem bastante comum do surto elétrico se dá quando companhias energéticas fazem chaveamentos ou manobras de redes, causando a interrupção na distribuição de energia em determinados bairros ou ruas. Não apenas os blecautes, conhecidos popularmente como apagões, mas também as tentativas de religamento são grandes fontes de distúrbios eletromagnéticos, incluindo o surto elétrico.
3. Liga/Desliga de Máquinas
O que a grande maioria das pessoas não sabe, é que os surtos elétricos acontecem de maneira cotidiana devido também ao ligar e desligar de grandes motores. Os surtos podem ser gerados tanto por elevadores em prédios comerciais e residenciais; quanto por equipamentos ainda mais comuns, como aparelhos ar-condicionado ou máquinas de lavar. Todas as vezes que são ligados e desligados, estes motores geram sobretensões transitórias que podem causar danos imediatos, à médio e longo prazo aos equipamentos conectados à mesma rede de energia.
Quais danos os surtos elétricos podem causar?
Os principais danos causados pelos surtos elétricos são a degradação de componentes; a diminuição de vida útil de equipamentos eletroeletrônicos e até mesmo a queima instantânea destes aparelhos. Como explicado acima, existem situações difíceis de se prever, como a queda de um raio; mas também cenários rotineiros, onde equipamentos de alta tecnologia e grande valor para o dia-a-dia, podem ser danificados causando prejuízos imensuráveis.
Quem esta exposto a este tipo de problema?
Absolutamente todos os ambientes que possuam equipamentos conectados à rede elétrica ou linhas de dados, como telefonia, internet e TV estão expostos aos malefícios dos surtos elétricos. Temos exemplos em diversas esferas.
Grandes companhias de energia sofrem diariamente com queimas de transformadores causadas por surtos elétricos. Operadoras de telecomunicações (serviços de telefonia, banda larga de internet e tv por assinatura) arcam com enormes prejuízos anuais devido a queimas de modems e decodificadores, especialmente pela ocorrência de raios e apagões na rede elétrica. Empresas, indústrias e instituições dos mais variados portes e segmentos acumulam grandes perdas com reparo, deslocamento de equipes técnicas, manutenção e reposição de equipamentos eletroeletrônicos avariados pelos surtos elétricos.
Da mesma forma, eu, que estou redigindo este artigo em meu laptop; e você, que está lendo em seu smartphone, computador ou tablet; estamos à mercê dos danos causados pelos surtos. Eles podem avariar equipamentos essenciais para o nosso dia-a-dia, como geladeiras, fogões, freezers, microondas, tvs, modems de internet, receptores de tv a cabo, câmeras de segurança, portões eletrônicos, interfones e muitos outros tipos de aparelhos.
Claro, desde que não estejamos utilizando a proteção certa para este tipo de problema!